A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez foi reconhecida como presidente interina pelas Forças Armadas do país neste domingo (4) após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela determinou que Rodríguez assuma a governança do país por 90 dias. Um comunicado oficial televisionado do ministro da Defesa, Vladimir Padrino, endossou a decisão.
No sábado (3), o tribunal havia ordenado que a vice assumisse "a fim de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação".
A DECISÃO
A decisão acrescentou que o tribunal irá debater a questão para "determinar o quadro jurídico aplicável para garantir a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania face à ausência forçada do Presidente da República".
Padrino disse durante declaração no sábado que grande parte da equipe de segurança de Maduro teria sido morta "a sangue frio" durante a ofensiva dos Estados Unidos ao país.
MADURO É CAPTURADO
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado pelo governo norte-americano no sábado (3). Ele e a esposa se encontram agora detidos em Nova York, nos EUA, esperando por julgamento.
O líder venezuelano e a primeira-dama, Cilia Flores, estão sendo acusados de:
- Conspiração para narcoterrorismo;
- Conspiração para importação de cocaína;
- Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos;
- Conspiração para posse de metralhadoras.