A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) assumirá nesta segunda-feira (10) o comando da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. A cerimônia de posse está marcada para as 15h, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
NO LUGAR DE PADILHA
Gleisi assume o cargo em substituição ao ministro Alexandre Padilha (PT-SP), que deixará a SRI para assumir o comando do Ministério da Saúde, sucedendo Nísia Trindade. A posse de Padilha também será oficializada na cerimônia desta segunda-feira.
As mudanças integram a reforma ministerial promovida pelo presidente Lula. Ainda há expectativa de novas alterações, impulsionadas pela pressão de partidos do Centrão por mais espaço na Esplanada em troca de apoio no Congresso.
O QUE TRATA A SECRETARIA
Na última quarta-feira (5), Gleisi e Padilha deram início à transição na SRI com uma reunião para discutir a agenda prioritária do governo e o funcionamento das secretarias da pasta. A SRI tem a função de intermediar a articulação entre o presidente da República, o Poder Legislativo, partidos, estados, municípios e entidades da sociedade.
Líderes partidários esperam intensificar as negociações com Gleisi logo após sua posse. Ela já começou a dialogar com lideranças e busca fortalecer o apoio ao governo no Congresso.
Após sua indicação à SRI, Gleisi afirmou que exercerá o cargo com "imensa responsabilidade" e buscará uma "construção conjunta" com o Congresso. Ela também destacou a intenção de corresponder à confiança do presidente e dialogar com partidos aliados e instituições.