Governador presta contas na Alepi de viagem realizada para os EUA

O governador esteve na Alepi nesta segunda e entregou relatório

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Wellington apresenta na Alepi relatório da viagem oficial aos EUA

O Governador Wellington Dias esteve na manhã desta terça-feira (18) particIpando de uma reunião com palarmentares na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apresentar um relatório da viagem que fez em julho aos Estados Unidos (EUA).

Segundo Wellington a viagem aos EUA teve o bojetivo de contactar e apresentar para empresas estrangeiras as oportunidades de investimento no Piauí e tentar retomar contrantos de financiamentos que estavam paralisados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O presidente da Alepi, Themistocles Filho, recebeu um relatório do Governador falando sobre a missão oficial dos EUA, as parcerias que foram acertadas e os empréstimos junto aos bancos para investimentos nas áreas de turismo, educação, programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) e Segurança Pública.

O governador explicou que teve encontros com a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Câmara de Desenvolvimento dos Estados Unidos, para tratar da retomada do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), nos estados do Nordeste. Os valores negociados devem movimentar investimentos na ordem de R$ 1 bilhão.

“Discutimos a possibilidade de retomar o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e o Programa de Desenvolvimento da Produção (Prodepro), que são projetos de interesse dos governadores do Nordeste", garantiu Wellington.

Segundo Dias, o Piauí será um dos primeiros estados a celebrar contrato de financiamento com o Banco Mundial, com o qual tratou da liberação do empréstimo de US$ 320 milhões.

Wellington destacou ainda a agenda com a Câmara de Desenvolvimento do Comércio entre o Brasil e os Estados Unidos. O gestor informou ainda no mês de agosto será realizada a primeira missão da Câmara no Piauí. "Ficaram agendadas a primeira missão para agosto e uma segunda em setembro, na qual a câmara vai fazer uma preparação em diferentes áreas, principalmente no turismo", explicou.

O chefe do executivo do Estado garantiu que mantém um bom relacionamento com o Legislativo e que a visita serviu para dialogar acerca de pontos importantes para o desenvolvimento do estado, como a regularização fundiária, o fomento da infraestrutura logística (estradas, vias férreas e portos) e o desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES