SEÇÕES

Governador Rafael Fonteles defende criação do Ministério da Segurança Pública

Rafael Fonteles, governador do Piauí, defende a criação do Ministério da Segurança Pública e cooperação federal para combater o crime organizado e a violência.

Rafael Fonteles ao lado de novos secretários e do presidente da Alepi | Foto: Divulgação/Ascom
Siga-nos no

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, defendeu neste sábado (31) a criação do Ministério da Segurança Pública como alternativa para combater o crime organizado no país. O líder falou sobre a necessidade de maior autonomia para os estados no enfrentamento da segurança pública, ao mesmo tempo em que reforçou a importância do apoio do governo federal.

Se for ficar focando só no juridiquês, as ações efetivas em relação aos crimes comuns que afligem a população brasileira vão ficar em segundo plano.  Quando tiver o ministério da Segurança, teremos mais autonomia, apoiando os estados.

“Quando falamos em segurança, não podemos focar apenas em casos isolados; são problemas que afetam a população de forma ampla. Os estados precisam de autonomia para cuidar das questões que são de sua responsabilidade, mas a União também pode e deve apoiar essas políticas”, afirmou o governador.

Fonteles ressaltou que a cooperação entre os entes federativos é fundamental para enfrentar desafios como o combate a facções criminosas e a violência urbana. “É responsabilidade dos estados e dos governadores garantir a segurança, mas o governo federal tem papel estratégico, oferecendo recursos e suporte técnico, como previsto no Sistema Único de Segurança Pública”, acrescentou.

O governador ainda defendeu uma atuação coordenada e contínua no combate à criminalidade, enfatizando que é preciso ações estruturadas e planejadas para reduzir índices de violência no estado.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também