Governador Wellington Dias pretende descentralizar secretarias

No seminário, o governador Wellington Dias apresentou um panorama de investimentos para a expansão econômica do estado do Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta segunda-feira (27), do Seminário Pró-Indústria, que debateu o futuro da indústria no Piauí e discutiu a implantação de ações que visem ao desenvolvimento econômico e social do estado do Piauí. O evento reuniu secretários estaduais; o diretor do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Sousa; o presidente da Associação Industrial do Piauí (AIP), Joaquim Costa Filho e diretores de empresas piauienses.

Segundo Joaquim Costa, o seminário tem como principal objetivo apresentar aos empresários as linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Nordeste e conhecer as metas de desenvolvimento da economia do Estado. “A indústria também movimenta a economia do Estado; gera emprego, renda e impostos. Por conta disso, é importante consolidarmos um parque industrial forte e competitivo”, explicou.

O presidente da AIP enumera algumas ações que emperram o crescimento das indústrias no Estado: a demora em aprovar projetos nas instituições bancárias; a burocracia (com a demora na concessão de licenças ambientais e de registro de empresas) e a necessidade de mais investimentos na distribuição de energia elétrica, saneamento e distribuição de água.

“Dentre outras medidas necessárias para melhorar o desenvolvimento das indústrias no Piauí, podemos citar o fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico; a necessidade de mais investimentos em pesquisas científicas e no ensino de qualidade, com a valorização da educação e formação profissional e promover ações que valorizem o turismo e tragam incentivos para investidores no Piauí”, pontua o presidente da AIP.

Joaquim Costa revela ainda a importância de o Estado promover uma infraestrutura básica para o desenvolvimento, com a construção de portos e estradas para escoamento da produção, as construções de galpões para armazenamento da produção agrícola local e de sistemas de eletrificação.

No seminário, o governador Wellington Dias apresentou um panorama de investimentos para a expansão econômica do estado do Piauí. Dentre os investimentos citados estão investimentos em recursos hídricos, principalmente para irrigação e piscicultura; energia elétrica, em que serão investidos R$ 220 milhões e na comunicação, com a implantação de uma rede de fibra ótica que levará internet para todo o Estado.

Dias enfatizou a necessidade de colocar o Estado como parceiro da indústria e de proteger o mercado interno para movimentar a economia. “O Estado cresce quando trabalha em parceria com o setor empresarial. Para isso, vamos trabalhar para atender às necessidades dos empresários. Estamos trabalhando um conjunto de investimentos, cerca de 60, que injetarão cerca de R$ 30 bilhões no PIB do Piauí”, explicou. Wellington destacou ainda que está providenciando a descentralização de algumas secretarias estaduais, dentre elas a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e alguns serviços da Junta Comercial e do Corpo de Bombeiros, para que seus serviços fiquem mais próximos da população do interior . 

O governador também ressaltou a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, que cresceu em 2015; o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); a retomada de obras; os investimentos em vários setores da economia, como da madeira, da mineração e do gás e obras de infraestrutura de transportes, como a Transnordestina, a melhoria de rodovias e a construção de aeroportos em municípios polos, como Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato e Uruçuí. “Acredito no Piauí. Nós já estamos com as taxas de crescimento mais elevadas que as do Nordeste e do Brasil e vamos crescer mais. A principal meta da nossa gestão é continuar avançando”, concluiu Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES