Governador Wellington sanciona Lei que amplia descontos a mutuários

Dias espera dar as famílias mutuárias a titularidade de suas casas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias sancionou, nesta sexta-feira (13), a nova lei que altera a lei 6.723/2015, que garantia aos mutuários em débito com a extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab) 50% de desconto sobre os juros e as multas, nova lei ampliará o desconto em 90%. O benefício será concedido em caso de pagamento à vista da dívida total. 

A nova lei também determina o pagamento de entradas mínimas, no valor de apenas duas parcelas da dívida acordada, acabando com a exigência de pagamento de até 30% de entrada no ato da renegociação. O mutuário continuará tendo direito a desconto de 40% sobre os acréscimos moratórios ao parcelar a dívida em até 36 meses; 30% ao optar por até 48 parcelas; e 20% caso decida por dividir o montante em até 60 meses.

Com a medida, o governo espera dar as famílias mutuárias a titularidade de suas casas. Segundo o governador Wellington Dias “esses proprietários passam a ter o documento da sua casa, podem dizer ‘esta é minha casa e agora pertence a minha família’ esse é o objetivo do governo”, afirmou o chefe do executivo estadual.

De acordo com o presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ricardo Pontes, ao atender às notificações para negociar débitos, a maioria desistia por não ter condição de pagar o valor exigido como entrada. “A ideia é adequar os dispositivos da lei à realidade socioeconômica dos inadimplentes, garantindo o efetivo acesso ao benefício”, destaca Pontes.

Além dos atendimentos em Teresina, onde os interessados deverão procurar a Casa do Mutuário, na Rua Olavo Bilac, nº 1116, esquina com a rua Simplício Mendes, por trás da Igreja de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, a Emgerpi irá até outras regiões do estado para atender os mutuários interessados em regularizar suas casas. O presidente da Emgerpi comentou mais sobre a iniciativa “nós estamos além de atender em Teresina, atender onde temos escritórios regionais em Parnaíba, Campo Maior, Floriano e Picos, nós estamos montando escritórios e indo até a população. Então aqui em Teresina, estamos indo nos conjuntos habitacionais, atendendo diretamente lá e estamos também fazendo no interior. Hoje estamos em José de Freitas, na próxima semana estamos na cidade de Demerval Lobão, na seguinte em Altos e na primeira semana de junho em União. Ficaremos dois dias em cada cidade” informa Ricardo Pontes.   

No Diário Oficial do Estado do dia 13 de maio de 2016 estará publicada a nova lei que garante os descontos aos mutuários.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES