Governadores do Matopiba se reúnem na quarta-feira em Teresina

A reunião, marcada para às 10h, será realizada no Salão Azul

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias receberá na próxima quarta-feira, dia 3, a visita dos governadores do Maranhão, Flávio Dino e do Tocantins, Marcelo Miranda. Os três irão discutir e deliberar ações que dizem respeito do Matopiba, região agrícola que abrange municípios dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, e que é encaraa como a nova fronteira agrícola do Brasil. A reunião, marcada para às 10h, será realizada no Salão Azul do Palácio de Karnak, e contará com as presenças de deputados e membros do secretariado dos três estados.

No último dia 14 de maio, a ministra da Agricultura, Katia Abreu, esteve no Piauí para o lançamento do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba. O Plano de Desenvolvimento visa impulsionar o econômico agrícola da região, abrangendo grandes e pequenos produtores, de forma sustentável e integrada. No Piauí, cerca de 2 mil produtores rurais serão beneficiados com o Plano.

Aproveitando a visita ao Piauí, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, visitará o Centro Integrado de Reabilitação do estado (Ceir), para conhecer o modelo de Parceria Público-Privada responsável por oferecer tratamento multidisciplinar fisioterápico para deficientes físicos, auditivos, intelectual e doenças do Transtorno de Espectro Autista (TEA).

No Piauí, o Matopiba compreende onze municípios: Alvorada do Gurgueia, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Cristino Castro, Santa Luz, Currais, Gilbués, Monte Alegre, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurgueia e São Gonçalo. Na oportunidade, gestores destas cidades assinaram um termo para receberem R$ 150 mil, a serem destinados para a compra de um trator e aderirem ao Matopiba.

Wellington Dias disse que a ideia do Matopiba é antiga, mas era muito solta. Para ele, a união vai fazer a diferença. “O Matopiba nasce em uma região com grande potencial e agora deseja, de forma planejada, trabalhar para que não apenas se desenvolva o estado isoladamente, mas que todos os quatro estados, Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia possam crescer de forma mais acelerada do que atualmente. Isso passa também por investimentos em infraestutura, educação e tecnologia”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES