Governo do Estado retomará programa de agricultura familiar

O programa atenderá neste ano 150 municípios piauienses, de modo que a periodicidade de comercialização é proposta pelos próprios agricultores, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal

Avalie a matéria:
Camara | Dayne Dantas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após passar o ano de 2014 parado, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) já está na fase final de reativação do programa 'Compra Direta da Agricultura Rural'; a perspectiva é que o retorno ocorra ainda neste semestre, no mês de maio, ao menos é o que pretende o superintendente da pasta, Adalberto Ferreira.

Com investimentos girando em torno de R$ 18 milhões, a iniciativa, que é uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, possibilita que o agricultor familiar venda seus produtos ao Poder Executivo, responsável pela doação simultânea a instituições de caráter social, que trabalham com pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Segundo Ferreira, a importância da volta da ação se dá pelo aumento na geração de renda e consequentemente, as melhorias advindas aos municípios da região, de modo que a economia se desenvolve como um todo, provocando benefícios para a população em geral.

"A execução deste programa é importante por dinamizar a economia dos municípios, além de possuir um caráter social; causa ainda o incentivo da produção pelos agricultores familiares", indicou.

O programa atenderá neste ano 150 municípios piauienses, de modo que a periodicidade de comercialização é proposta pelos próprios agricultores, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

Os processos de compra e venda são realizados em cada cidade atendida; serão comercializados e, em seguida, doados produtos vegetais como hortaliças, frutas; tubérculos como batatas, inhame e ainda, azeite de coco, maxixe, quiabo, dentre outros itens.

As cinco mil famílias beneficiadas com a comercialização de seus produtos podem vender até R$6.500,00 (seis mil e quinhentos de reais) por ano.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES