Governo do Piauí conquista o 13 ° lugar em transparência

Municípios ficam entre os lugares mais baixos.

Avalie a matéria:
|

O Portal da Transparência do Piauí é um dos que têm maiores notas no Brasil, 8,3, o que significa que está no 13° lugar de todo o país, divulgou, na quinta-feira, o Ministério da Controladoria Geral da União, que apresentou estudo apontando que os Portais de Transparência dos municípios têm notas médias inferiores aos das capitais e ao Estado.

O Piauí ocupa o quinto lugar no Nordeste, onde Pernambuco figura em primeiro lugar na região e no Brasil, com nota de 9,4. Os outros Estados do Nordeste na frente do Piauí são Rio Grande do Norte (8,8), Ceará (8,47) e Alagoas (8,3).

No Piauí, as notas dos municípios são baixas. Teresina tem seu Portal da Transparência com nota 7,68, ocupando o 218° lugar do Brasil.

Floriano tem nota 6,08; Piripiri , 4,78 e; Parnaíba, 4,75.

A nota média de avaliação do Portal da Transparência dos municípios brasileiros ficou abaixo das notas dos portais das capitais e Estados. De acordo com o último levantamento divulgado pela Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, do Ministério da Controladoria-Geral da União, que avaliou 691 entes federativos com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – universo que abrange quase 70% da população brasileira, a partir de informações coletadas entre os dias 9 de julho e 14 de novembro de 2018, os portais das administrações municipais tiveram, em média, nota 6,50. Já as notas médias dos portais dos Estados e capitais foram, respectivamente, 7,94 e 8,08.

A Escala Brasil Transparente é uma metodologia para medir a transparência pública em Estados e municípios brasileiros. Para cumprir a Lei de Acesso à Informação, os portais devem oferecer à população, de uma forma geral, dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outros. “É um dever do governo e um direito do cidadão que deve ser respeitado e cumprido”, diz Douglas Rodrigues Caetano, diretor da Conam – Consultoria em Administração Municipal, empresa que atende atualmente a mais de 120 entidades governamentais entre Prefeituras, Autarquias, Fundações e Câmaras Municipais nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Sem contar as capitais, São Paulo foi o Estado que teve o maior número de municípios avaliados (136), seguido por Minas Gerais (71), Bahia (47) e Pará (44). Entre os portais dos municípios paulistas, os melhores avaliados foram os de Lorena (9,51), Limeira (9,46), Santos (9,33), Taubaté (9,25) e Caieiras (9,15). Já entre os piores avaliados, estão os das cidades de Hortolândia (1,90) e Santana de Parnaíba (1,77). “O portal pode até existir, mas de nada adianta se não cumpre com todas as suas obrigações. Pode-se pecar pela falta de atualização das informações, por não responder a algumas solicitações dentro do prazo determinado pela Lei ou até mesmo por omissão. É indispensável que todas as exigências estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação sejam realmente atendidas”, conclui Caetano.

Entre os cinco municípios paulistas com as melhores notas, três são atendidos pela Conam (Limeira, Taubaté e Caieiras). O ranking completo da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º está disponível no site do Ministério da Controladoria-Geral da União.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES