Governo sinaliza aprovação da PEC 300, diz Elizeu

Após a aprovação do texto-base da PEC, ainda no início do mês, a votação dos últimos quatro destaques ficou paralisada no Congresso.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A concretização do sonho dos policiais militares, civis e bombeiros piauienses está próxima de se realizar. De acordo com o deputado federal Elizeu Aguiar (PTB), a reunião realizada no final da semana passada com o líder do Governo na Câmara Federal, o deputado Federal Cândido Vacarezza (PT-SP) sinalizou para uma recepção positiva do Governo Federal sobre a PEC 300, que cria por lei um piso nacional para bombeiros e policiais civis e militares. Uma nova conversa com o representantes do presidente Lula está marcada para amanhã.

Após a aprovação do texto-base da PEC, ainda no início do mês, a votação dos últimos quatro destaques ficou paralisada no Congresso. "O Governo tem levantado a questão sobre o custo de um salário de R$ 3.500 para a categoria, já que muitos Estados não possuem condições de pagar essa quantia", pondera Elizeu. O deputado ressalta ainda que o valor expresso na Constituição também seria motivo de reclamação por parte da União. "Pode ser feita uma inversão e criada uma lei complementar do Executivo para o Legislativo determinando o valor desse piso", acredita.

Outra solução para resolver o impasse na aprovação da PEC 300 estaria na data em que o salário nacional dos policiais começaria a ser válida. "Existe um sentimento para negociar por parte dos parlamentares e essa data de validade do piso pode até ser mudada para o ano que vem", diz Aguiar, acrescentando que muitos Estados considerados pobres já colocam em prática pisos mais elevados do que aqueles praticados em regiões ricas. "O piso em Sergipe é maior do que o de São Paulo, por exemplo. É mais uma questão de querer fazer do que de poder fazer".

No próximo dia 6 está sendo articulado um movimento a favor da PEC 300 em Brasília. O objetivo seria pressionar os parlamentares a apressarem o processo de votação da Proposta. Uma nova manifestação também já está marcada para o dia 20 em todas as capitais brasileiras, incluindo Teresina. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES