SEÇÕES

Guilherme Boulos é anunciado como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Deputado federal do PSOL assume pasta que responde pela relação do governo com os movimentos sociais. Boulos substituirá Márcio Macêdo, que estava desde 2023 no cargo

Presidente Lula publicou foto ao lado do novo ministro, Guilherme Boulos, e do antecessor, Márcio Macêdo | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pela relação do governo com os movimentos sociais.

A decisão foi comunicada ao ministro nesta tarde, durante uma reunião no Planalto, que durou cerca de 1h30. 

NOVA GESTÃO

Boulos substitui o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que estava no cargo desde o começo do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023. Após o anúncio, Lula publicou uma foto ao lado de Boulos e Macêdo.

A escolha de Boulos visa melhorar a relação com os movimentos sociais, já de olho na eleição presidencial de 2026 — o novo ministro construiu sua carreira como uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Ao ir para o ministério, a tendência é que Boulos desista da reeleição como deputado para permanecer no governo no período eleitoral. Em março de 2026, ministros que pretendem concorrer terão de deixar os cargos, conforme determina a legislação eleitoral.

Com informações do g1.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também