Primeira-dama do Piauí, a médica Isabel Fonteles (PT) concedeu entrevista exclusiva nesta segunda-feira, 08 de maio, ao programa Falando Nisso, apresentado pela jornalista Maia Veloso.
Coordenadora do comitê técnico de acompanhamento do Pacto pelas Crianças, Isabel elencou a experiência que teve atendendo em Unidades Básicas de Saúde e a oportunidade que terá agora de causar um impacto positivo na vida das famílias.
"Sou mãe de três filhos e sou médica e durante muito tempo atendi nas Unidades Básicas de Saúde do Piauí e do Maranhão e tive a oportunidade de atender muitas crianças, gestantes, pessoas vulneráveis e hoje eu vejo a oportunidade de fazer diferente, de poder ajudar, de causar um impacto positivo na vida dessas famílias".
Ela sinalizou que o programa vai englobar várias Secretarias, numa ação integrada em prol de melhorias para a população mais vulnerável do Piauí. "O programa visa promover o desenvolvimento integral na Primeira Infância e vamos incluir as gestantes com uma ação integral. Queremos no Pacto priorizar as crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade", frisou.
"A criança precisa ser vista como um sujeito de direito e não um objeto de políticas públicas. É preciso investir no presente dela, mas pensar também no futuro dela", disse.
Ademais, Isabel Fonteles foi categórica ao indicar que investir na Primeira Infância também é trabalhar na prevenção da crininalidade. "O maior fator anticrime é investir na Primeira Infância", cravou.
O Pacto foi lançando no final do mês passado e prevê uma ação transversal, articulando as políticas junto às Secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social num união de esforços, não somente do Poder Público Estadual, mas também dos municípios, entidades do terceiro setor e, sobretudo, das famílias piauienses, no sentido de garantir o atendimento integral, com vacinação em dia, alfabetização na idade certa, e atenção especial à saúde.