O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa uma semana detido no prédio conhecido como “Papudinha”, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A transferência para a unidade ocorreu na última quinta-feira (15) e resultou na ampliação de benefícios, incluindo a retomada do direito a visitas, prevista para esta semana.
Antes da mudança, Bolsonaro estava custodiado na Superintendência da Polícia Federal, onde permaneceu desde 22 de novembro, quando foi preso preventivamente após tentar violar a tornozeleira eletrônica. Três dias depois, o processo contra o ex-presidente transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), dando início ao cumprimento da pena de 27 anos e três meses de prisão, imposta por tentativa de golpe de Estado.
SOBRE A TRANSFERÊNCIA
A transferência foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, em decisão proferida no dia 15 de janeiro. Além da mudança de unidade prisional, o magistrado autorizou a realização de uma avaliação por junta médica oficial, com o objetivo de analisar o estado de saúde do ex-presidente e eventuais necessidades especiais.
Na decisão, Moraes afirmou que a Papudinha oferece condições mais adequadas para atender aos pedidos da defesa, como a ampliação do tempo de visitas familiares e a possibilidade de banho de sol e prática de exercícios físicos em qualquer horário do dia, incluindo a eventual instalação de aparelhos para fisioterapia.
Com as novas regras, o regime de visitas passou a permitir até três faixas de horário, em dois dias da semana, às quartas e quintas-feiras: das 8h às 10h, das 11h às 13h ou das 14h às 16h. Também está autorizada a realização de visitas simultâneas.