Justiça Federal do Piauí condena ex-deputado por peculato; saiba

O ex-diretor Administrativo-financeiro da mesma Secretaria, José Oliveira Júnior, também foi condenado

Avalie a matéria:
|

O ex-deputado estadual Roncalli Paulo foi condenado pela Justiça Federal no Piauí , a quatro anos e oito meses de reclusão pela prática do crime de peculato.

Segundo a Justiça, o crime teria ocorrido quando Roncalli era ex-secretário de Obras e Serviços Públicos no Piauí. O ex-diretor Administrativo-financeiro da mesma Secretaria, José Oliveira Júnior, também foi condenado.

O Ministério Público Federal alegou que durante a execução da obra de recuperação do Centro Histórico de Oeiras em 2001, os réus emitiram cheques em favor da própria Secretaria, endossando e transformando-os em título ao portador e, assim, efetuaram os respectivos saques, diretamente no caixa do Banco do Estado do Piauí (BEP), totalizando um desvio de R$ 64.943,00.

O juiz federal substituto da 3ª Vara, José Gutemberg de Barros Filho, entendeu que restaram demonstradas a materialidade e a autoria delitivas, pois "a apropriação/desvio dos recursos públicos ocorria de forma periódica, a cada pagamento das parcelas devidas à empreiteira, ocasião em que era emitido não apenas um cheque no valor total da parcela - o que era de se esperar -, mas dois ou três cheques totalizando o valor devido, sendo que apenas um deles era nominal à construtora e os demais nominais à própria Secretaria de Obras".

Na sentença, o magistrado ressaltou que, se os recursos eram devidos apenas à construtora, não se justificava a cisão dos pagamentos e a emissão de cheques em favor da própria Secretaria, concluindo que os acusados agiram com o intuito deliberado de desviar recursos públicos.

Ao aplicar a pena, ele enfatizou o alto grau de reprovabilidade da conduta dos gestores públicos, já que os recursos desviados eram destinados à recuperação do patrimônio histórico do Estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES