Laerson Alencar eleito prefeito de São Francisco do PI

A eleição foi bastante tranqüila sem ocorrência de violência entre os grupos rivais.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 3.935 eleitores do município de São Francisco do Piauí voltaram às urnas ontem e escolheram Laerson Lourival de Andrade Alencar (PMDB), da coligação ?A Mudança Começou e não Pode Parar? (PMDB/PPS), como novo prefeito da cidade. Em uma eleição bastante tranqüila, Laerson conquistou a maioria dos votos sobre o segundo colocado na disputa, o petista Eliésio Reis da coligação ?A Voz e Força que Vem do Povo? (PTB/PP/PDT/PRTB/DEM/PT).

O município de São Francisco do Piauí localizado a 499 quilômetros ao sul de Teresina foi a 12º cidade piauiense a escolher um novo prefeito em 2010. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) determinou a realização de um novo pleito na cidade, após cassar o ex-prefeito Heitor Gomes Ferreira (PTB), por compra de votos e abuso de poder econômico.

A eleição foi bastante tranqüila sem ocorrência de violência entre os grupos rivais. A Justiça Eleitoral recebeu o reforço de 23 policiais para garantir a segurança na cidade. Foram registradas apenas algumas denúncias de supostas irregularidades, que acabaram não sendo comprovadas. ?Recebemos algumas denuncias que fomos averiguar, mas não conseguimos apurar?, afirmou o subtenente Torres responsável pelo policiamento na cidade.

As 17 urnas eletrônicas espalhadas por 15 seções eleitorais na cidade não apresentaram problemas. Com isso, a votação foi encerrada às 18h. Os eleitores ficaram sabendo do resultado final por volta das 20h do domingo. Segundo dados do TRE, 20% das cidades do Estado já tiveram prefeitos cassados, desde que os eleitos em 2008 tomaram posse. Os principais motivos da cassação desses gestores foram compra de votos e abuso de poder político e econômico.

As primeiras eleições suplementares de 2011 no Piauí já tiveram a data de realização definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Os eleitores das cidades de Campo Maior e Morro Cabeça do Tempo retornarão as urnas no dia 30 de janeiro. Os novos pleitos foram marcados, após os ex-prefeitos terem sido afastados dos cargos por irregularidades cometidas durante o processo eleitoral de 2008. (L.B)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES