Lavrov diz que proposta de Lula para transações sem dólar será avaliada

Ministro russo destacou que mudança teria “efeito curativo” sobre comércio internacional.

Ministro Sergey Lavrov | Sérgio Lima/`Poder 360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrovfez menção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (29), destacando a importância de uma transição para transações comerciais entre países em suas moedas nacionais. Lavrov afirmou que essa mudança teria um "efeito curativo" sobre o comércio internacional. Ele também anunciou que um acordo seria discutido durante a próxima cúpula dos Brics, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto na África do Sul. O bloco econômico é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

Durante sua visita ao Quênia, o chanceler russo declarou: "Este é um processo objetivo que ganhará impulso e acreditamos que terá um efeito positivo na economia mundial, no comércio internacional e nos laços econômicos e de investimento". Ele também ressaltou que o presidente Lula já havia apresentado a ideia de desenvolver mecanismos de pagamento independentes do dólar e do euro como uma das prioridades.

Em consonância com essa visão, o presidente Lula expressou seu apoio à ideia de uma moeda comum entre os países membros dos Brics, destacando a importância de reduzir a dependência do dólar para muitas nações. Além disso, o presidente venezuelano, Nicolás Maduroque chegou ao Brasil no domingo (28), defendeu a entrada de seu país no bloco econômico.

Essas declarações sugerem um movimento em direção a uma maior diversificação das moedas utilizadas nas transações internacionais, com o objetivo de fortalecer a independência econômica e reduzir a influência de moedas estrangeiras dominantes, como o dólar. A cúpula dos Brics, agendada para agosto na África do Sul, pode ser um importante fórum para discutir e avançar nessa proposta, explorando formas de fortalecer os laços econômicos e comerciais entre os países membros.

"Ideia de Lula para criar método de pagamento que não dependa do dólar será discutida na cúpula dos Brics, diz Lavrov, durante entrevista coletiva. Ele assegurou ainda que se "falarmos sobre a América Latina e a próxima cúpula dos BRICS, o próprio presidnete Lula já apresentou sua ideia de uma das prioridades ser o desenvolvimento de mecanismos de pagamento que não dependam do dólar e do euro e será trabalhado de acordo , que será costurado, incluindo, a propósito, como parte o Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics. Então esse processo vai ganhar impulso", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES