Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma nova fase da operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que resultaram em danos às sedes dos Três Poderes. A ação visa cumprir 34 mandados, incluindo três de prisão preventiva.
Segundo apuração, os empresários Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita, ambos sócios da rede Melhor Atacadista do Distrito Federal, foram capturados pela PF por financiar os acampamentos bolsonaristas em Brasília. Em nota, a defesa dos empresários informou que "não obteve acesso à decisão".
Os mandados abrangem São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Haverá prisões em São Paulo e no Distrito Federal, enquanto sete alvos deverão ser monitorados por tornozeleira eletrônica. A operação também inclui 24 mandados de busca e apreensão em vários estados.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abrange o bloqueio de bens dos investigados, visando ressarcir danos ao patrimônio público, estimados em mais de R$ 40 milhões.
Para mais informações,acesse MeioNorte.com