Líderes mundiais lamentam a morte de José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, ocorrida nesta terça-feira (13). Mujica, que governou o país entre 2010 e 2015, enfrentava um tumor no esôfago, diagnosticado em 2024, e estava sob cuidados paliativos devido ao agravamento de seu estado de saúde.
O atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, afilhado político de Mujica e apoiado por ele nas eleições de 2024, foi um dos primeiros a se pronunciar. Em publicação na rede X (antigo Twitter), declarou:
"Com profundo pesar, comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e por seu profundo amor pelo seu povo."
O partido político de Mujica também emitiu uma nota oficial, homenageando seu legado:
"Pepe não foi apenas um líder. Foi uma forma de entender o mundo. Ficam conosco sua voz, seu exemplo, sua teimosa esperança. Até sempre, companheiro."
De fora do Uruguai, o ex-presidente boliviano Evo Morales também expressou pesar:
"Dói-nos profundamente a partida de meu irmão Pepe Mujica. Lembro sempre de seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele foi um fervoroso defensor da integração e da Pátria Grande. Ficam seus ensinamentos e seu grande exemplo. Envio um abraço à sua família, às companheiras e companheiros de militância e ao povo uruguaio. Toda a América Latina está de luto."