Após votação virtual, foi definida a lista tríplice para a escolha do próximo Defensor ou Defensora Pública Geral do Estado do Piauí. A Defensora Pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior obteve 73 votos (29,20%), seguida pelo Defensor Público João Batista Viana do Lago Neto, com 68 votos (27,20%), e pelo Defensor Público Jeiko Melo Hohmann Britto, que recebeu 57 votos (22,80%). Também concorrendo, a Defensora Pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes somou 52 votos (20,80%). Todos os 122 defensores e defensoras aptos a votar participaram do pleito.
Condução do processo eleitoral
A eleição foi organizada pela Coordenação de Tecnologia da Informação (TI) e supervisionada pela Comissão Eleitoral, sob a presidência da Defensora Pública Ana Patrícia Paes Landim Salha. A vice-presidência ficou a cargo da Defensora Pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa, e o secretariado, com a Defensora Pública Sara Maria de Araújo Melo. O Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes atuou como suplente.
Organização e segurança da votação
A presidenta da Comissão Eleitoral, Ana Patrícia Salha, destacou a normalidade do pleito: “A eleição dos(as) componentes da lista tríplice aconteceu de forma democrática, com a participação efetiva das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos com atuação tanto da capital como do interior do Estado. O processo, realizado de forma virtual por meio do sistema E-Voto, foi célere, com participação expressiva, e conferiu como em pleitos anteriores a segurança essencial para a votação. Em nome da Comissão agradeço ao Conselho Superior pela confiança depositada e parabenizo a todos e todas que colocaram seus nomes à disposição para o cargo, desejando desde já sucesso àquela ou àquele que for escolhido(a)”, afirmou.
Próximos passos
A lista tríplice será enviada ao Governador do Estado, Rafael Fonteles, que terá um prazo de 15 dias para indicar um dos nomes para ocupar o cargo de Defensor(a) Público(a) Geral do Estado no biênio 2025/2027.