O presidente Lula não poupou palavras ao criticar duramente o mais novo projeto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que o Brasil não irá “abaixar a cabeça” para outras nações.
Lula afirma que Trump quer criar uma nova ONU, onde o norte-americano pode sozinho comandar: Ao invés de a gente corrigir a ONU, que a gente reivindica desde que eu fui presidente em 2003, o que está acontecendo? O presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma nova ONU e que ele sozinho é o dono”.
A fala do brasileiro é uma referência ao “Conselho de Paz” divulgado por Trump na quinta-feira (22). Lula esteve em um evento MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), em Salvador, e aproveitou a oportunidade para tocar no tema que está repercutindo nacionalmente.
CONSELHO DE PAZ
Donald Trump está tentando reunir vários países para a criação de um conselho da paz. O Brasil está na lista do governo norte-americano.
Para Lula, isso seria uma estratégia de impor um unilateralismo concentrando o poder em um grupo específico. Ele também afirma não desejar entrar em uma guerra contra nenhum país, mas não irá aceitar imposições alguma.
“A gente quer fazer política na paz, na conversa e não aceitando imposição de qualquer país”, disse.