Durante agenda oficial em Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado na embaixada brasileira na capital argentina. A escolha ocorre em meio a críticas sobre os custos de viagens internacionais do chefe do Executivo.
Lula chegou à Argentina nesta quarta-feira (2) para participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, marcada para quinta-feira (3). O encontro reúne os países membros do bloco, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além de nações parceiras.
ESTRUTURA DA EMBAIXADA
Segundo integrantes do governo, a embaixada oferece estrutura adequada para receber o presidente e sua comitiva, composta por equipe médica, seguranças e auxiliares. A decisão de evitar hospedagem em hotel segue o padrão adotado em outras viagens, como a recente passagem por Roma, quando Lula também se hospedou em uma representação diplomática do Brasil.
A embaixada brasileira em Buenos Aires possui quatro andares. De acordo com o Itamaraty, o prédio conta com entradas principal e de serviço no térreo; salas de recepção com vista para a rua e o jardim no primeiro andar; e os quartos no segundo piso.