O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (14) que o Brasil “não vai ficar de joelho” para os Estados Unidos e que Donald Trump mente ao afirmar que o país é um mau parceiro comercial.
“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, só não vai ficar de joelho para o governo americano”, declarou Lula durante evento em Pernambuco.
Mais cedo, Trump classificou o Brasil como um “péssimo parceiro comercial” e chamou o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “execução política”, durante conversa com jornalistas na Casa Branca. Questionado sobre tarifas aplicadas a países da América Latina e sobre a aproximação deles com a China, Trump afirmou não estar preocupado e voltou a criticar o Brasil:
“O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas. Eles nos cobram tarifas enormes, muito maiores do que as que nós cobramos, e basicamente nem estávamos cobrando nada. Agora estão sendo cobrados 50% de tarifas e não estão felizes, mas é assim que funciona.”
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil registra déficit comercial com os EUA desde 2009. Em 2024, considerando bens e serviços, o saldo negativo ultrapassou US$ 28 bilhões.
Trump também defendeu Bolsonaro:
“O Brasil tem algumas leis muito ruins. Quando eles pegam um presidente e tentam colocá-lo na prisão... Eu conheço esse homem, e acho que ele é honesto. O que fizeram é realmente uma execução política contra Bolsonaro.”
Lula rebateu afirmando que a democracia brasileira está julgando Bolsonaro e comparou a situação com a invasão do Capitólio nos EUA:
“O que preocupa Trump é que, nos EUA, ele invadiu o Capitólio e cinco pessoas morreram. Eu disse a ele: se isso tivesse acontecido no Brasil, você também seria julgado e, se culpado, iria para a cadeia.”