O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone neste sábado (9) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação, feita por iniciativa de Putin, durou cerca de 40 minutos e abordou temas como o conflito entre Rússia e Ucrânia, negociações internacionais e assuntos econômicos.
SOLUÇÃO PARA A GUERRA
O governo brasileiro informou que Lula reforçou a defesa de uma solução pacífica para a guerra, por meio do diálogo entre as partes. Ele também afirmou que o Brasil está disposto a contribuir com esforços de mediação, inclusive por meio do Grupo de Amigos da Paz, criado em parceria com a China.
Segundo o Planalto, os presidentes trataram dos recentes contatos de Putin com os Estados Unidos e das tentativas de avançar em propostas para encerrar o conflito, que já dura três anos.
Ainda conforme o comunicado, o Brics esteve entre os assuntos discutidos. Putin elogiou o Brasil pelos resultados da cúpula do grupo realizada em julho, no Rio de Janeiro. Também foi reafirmada a intenção de realizar, ainda neste ano, uma nova reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.
Além da guerra, Lula e Putin falaram sobre o cenário político e econômico mundial. A conversa ocorreu poucos dias após o governo dos Estados Unidos aumentar para 50% a taxa sobre exportações brasileiras e após críticas do presidente americano, Donald Trump, ao Brics.
Em maio deste ano, Lula e Putin se encontraram pessoalmente em Moscou, onde também discutiram a guerra e questões diplomáticas.