SEÇÕES

Lula embarca nesta semana para agendas na Rússia e China

Presidente participa de celebração histórica em Moscou e cúpula com líderes latino-americanos em Pequim

Lula embarca nesta semana para agendas na Rússia e China | Foto: Divulgação
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta semana para duas importantes agendas internacionais. Entre os dias 8 e 10 de maio, ele estará em Moscou, a convite do presidente Vladimir Putin, para participar das comemorações pelos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, evento que marca o feriado mais significativo da Rússia, celebrado com um desfile cívico-militar na Praça Vermelha.

Além da participação na cerimônia, Lula terá uma reunião bilateral com Putin, aprofundando os laços diplomáticos com o país em um momento em que a guerra na Ucrânia ainda gera tensões globais.

Logo após a visita à Rússia, o presidente segue para Pequim, onde cumpre agendas nos dias 12 e 13 de maio. Na China, ele participará da cúpula entre o país asiático e os membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Encontros estratégicos

Lula também terá uma reunião bilateral com o presidente Xi Jinping. O encontro acontece em meio ao agravamento da guerra comercial entre China e Estados Unidos, que vem provocando instabilidade nos mercados e preocupação com uma possível recessão global.

Será a segunda visita oficial de Lula à China neste terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023. Xi Jinping retribuiu com uma visita de Estado em novembro do mesmo ano, após a Cúpula do G20 no Brasil. Ambos também se encontraram durante a cúpula dos Brics, na África do Sul.

A agenda reflete a tentativa do governo brasileiro de fortalecer o diálogo com potências não ocidentais, ampliar parcerias econômicas e buscar equilíbrio nas relações internacionais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também