O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ministros, um governador e empresários do setor industrial para integrar a comitiva da viagem que fará à Índia e à Coreia do Sul após o Carnaval.
Segundo apuração da coluna, os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) devem participar da agenda internacional. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também acompanhará o presidente.
Jerônimo afirmou que pretende discutir uma parceria entre o governo e a iniciativa privada para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer.
“Nós temos um projeto, uma PDP (Parceria para o Desenvolvimento Produtivo), que é a Bahiafarma. É uma indústria baiana voltada à produção de medicamentos oncológicos, que são caros e representam um alto custo para o SUS. Por meio da PDP, adquirimos uma patente para produzir esses remédios aqui na Bahia”, explicou.
Viagem à Ásia
Esta será a segunda viagem internacional de Lula em 2026. No fim de janeiro, o presidente esteve no Panamá, onde assinou uma série de acordos com o objetivo de reforçar e facilitar investimentos entre os dois países.