SEÇÕES

Lula prioriza viagens para estados com baixo desempenho eleitoral em 2022

Presidente Lula intensifica agenda em estados estratégicos antes do pleito de outubro.

Ver Resumo
  • Lula intensifica viagens pelo Brasil para reforçar apoios em estados com desempenho inferior em 2022.
  • Presidente prioriza regiões estratégicas como Rio de Janeiro e São Paulo para fortalecer campanha.
  • Em Rio, Lula apoia Eduardo Paes, ex-prefeito, como candidato a reforçar base eleitoral no estado.
  • Na capital paulista, Haddad lidera chapa que apoiará Lula, com França e Tebet como candidatos a vice e senador.
  • Lula perdeu eleição em São Paulo e Rio em 2022, com Bolsonaro obtendo maior votação em ambas as regiões.
Presidente Lula | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acelerou o ritmo de viagens pelo Brasil, impulsionado pelo prazo final para inaugurações conforme estabelece a legislação eleitoral.

A partir de 4 de julho, candidatos ao pleito de outubro ficam impedidos de participar de inaugurações e outras agendas que possam configurar propaganda eleitoral antecipada. O período é conhecido como “defeso eleitoral”.

Nos últimos dias, o petista tem priorizado agendas nos estados onde teve o desempenho inferior em 2022, em busca de reforçar palanques. Desde segunda-feira (22/6), o chefe do Planalto manteve compromissos no Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nesta sexta, ele embarca para Santa Catarina, reduto bolsonarista.

No Rio de Janeiro, o petista fechou apoio à candidatura do ex-prefeito da capital carioca Eduardo Paes (PSD). O político é a aposta de Lula para um palanque forte no estado após ficar atrás de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, em 2022. Na ocasião, o nome do PL teve 56,53% dos votos contra 43,47% do petista.

O estado dispõe do terceiro maior colégio eleitoral do país e é, portanto, uma região estratégica para a reeleição. Em São Paulo, o ex-ministro Fernando Haddad (PT-SP) encabeça a chapa que vai apoiar a candidatura de Lula em outubro. Na última quinta, Lula se reuniu com o ex-titular da Fazenda, e aliados para discutir a situação no estado. O ex-ministro do Empreendedorismo Márcio França (PSB) será candidato a vice e as ex-ministras Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) concorrerão ao Senado.

Em 2022, Lula também ficou atrás de Bolsonaro na corrida em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. O candidato do PL teve 55,24% dos votos, contra 44,76% do petista.

Tópicos

VER COMENTÁRIOS

Carregue mais
Veja Também