O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta terça-feira (25) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que enfrenta ameaças de perder o cargo.
Na sequência, Lula se reuniu com Alexandre Padilha, ministro da articulação política, que é cotado para substituir Nísia.
O encontro com Nísia ocorreu poucas horas após ambos participarem de um evento no Palácio do Planalto, onde anunciaram um acordo para a produção de vacinas contra a dengue.
A reunião aconteceu em meio a um momento de desgaste para Nísia, cuja gestão tem sido alvo de críticas de membros do governo.
Antes da reunião do presidente com Nísia, auxiliares de Lula afirmaram que ele já decidiu substituir a ministra, porém a decisão ainda não foi oficializada.
O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com quem Lula se reuniu na sequência, é o favorito no momento para assumir a Saúde caso Lula confirme a demissão de Nísia. Padilha já ocupou o cargo no primeiro mandato de Dilma Rousseff.
Lula já demonstrou incômodo com o andamento do programa Mais Acesso a Especialistas na gestão Nísia. A iniciativa foi lançada para ampliar a oferta de consultas e exames especializados no SUS.
No Planalto, há o entendimento de que o programa poderia se tornar uma marca do terceiro mandato de Lula, que enfrenta atualmente uma queda na popularidade.