Lula vê traição de presidente do BC e tentativa de levar país à recessão

Lula tem afirmado que Campos foi tratado com respeito e consideração, e que não houve reciprocidade por parte dele, o que teria criado um clima de traição.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gestão do presidente Lula (PT), além da resistência das Forças Armadas, também encontra oposição no Banco Central. Segundo o Folha de S. Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva não sente cooperação por parte de Roberto Campos, presidente do BC, e já fala em "traição".

O petista e ministros consideram que Campos traiu a confiança que o governo o depositava para o diálogo de um esforço conjunto no sentido do Brasil superar os problemas econômicos que enfrenta sem passar por uma recessão.

Lula vê traição de presidente do BC e tentativa de levar país à recessão (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Para a Rede TV! nesta semana, o presidente deixou claro que está contrariado com Roberto Campos, a quem se referiu como "esse cidadão". "Quero saber do que serviu a independência do Banco Central. Eu vou esperar esse cidadão [Campos Neto] terminar o mandato dele para fazermos uma avaliação do que significou o Banco Central independente", disse Lula.

Mesmo com as metas claras, o BC não apenas manteve a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano pela quarta reunião consecutiva - a primeira desde que Lula tomou posse -, como endureceu o discurso e disse que deve deixar as taxas em patamares altos por mais tempo. Com essa mensagem, o BC estaria dificultando a recuperação do crédito e a atividade econômica no país, e colocando o Brasil na rota da recessão, relata o diário paulista.

Lula tem afirmado que Campos foi tratado com respeito e consideração, e que não houve reciprocidade por parte dele, o que teria criado um clima de traição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES