Nicolás Maduro passou por audiência nesta segunda-feira (5) em Nova York, Estados Unidos. O venezuelano afirmou ser inocente e que ainda continua sendo presidente da Venezuela mesmo após a captura.
Maduro foi detido pelo governo norte-americano no sábado (3) e está sendo investigado por uma série de crimes relacionados ao narcotráfico.
"Eu sou inocente. Eu sou um homem decente. Eu sou um presidente", declarou Maduro, que disse ainda ser presidente da Venezuela.
Ele responde por quatro crimes:
- Narcoterrorismo;
- Conspiração para o tráfico de cocaína;
- Posse de armas e explosivos;
- Conspiração para a posse de armas e explosivos.
AUDIÊNCIA NOS EUA
Maduro teve sua 1ª audiência em um tribunal de Nova York. Ele estava algemado nos tornozelos e com fone de ouvido.
A audiência foi um trâmite burocrático da Justiça norte-americana, no qual os réus devem comparecer para ouvir formalmente por que estão sendo julgados.
A próxima audiência está prevista, conforme decisão judicial, em 17 de março. Momento em que Maduro e sua esposa poderão prestar depoimento.
A CAPTURA
Durante operação do exército norte-americano no sábado (3), Maduro e Cíntia foram detidos e levados ao Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês).
Imagens divulgadas pela agência Reuters nesta segunda-feira (5) mostraram Maduro sendo transferido do presídio em direção ao tribunal. O MDC e o tribunal federal em Manhattan estão a cerca de oito quilômetros de distância.