O senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio César (PSD) venceriam a disputa pelas duas vagas de senador do Piauí, se a eleição fosse hoje, ambos colocando os principais apoiadores, em nível local e nacional . É o que diz a mais nova pesquisa do Instituto Amostragem.
Realizada no período de 5 a 9 de setembro em todo o Piauí, a pesquisa testou dois cenários para o Senado. Os números revelam um crescimento dos dois nomes da situação em comparação com pesquisas anteriores.
No primeiro cenário, com apoio do governador Rafael Fonteles e do presidente Lula, Marcelo Castro aparece com 68,16% e Júlio César com 57,01%. Ciro Nogueira (Progressistas), com apoio de Bolsonaro, teria 29,43%. Tiago Junqueira (PL), também com apoio de Bolsonaro, ficaria com 13,46%. Os dados consideram as respostas válidas, excluindo os entrevistados que disseram não saber ou não quiseram responder em quem poderão votar.
Em um segundo cenário, com Joel Rodrigues (Progressistas) disputando pela oposição no lugar de Ciro Nogueira, Marcelo Castro e Júlio César crescem na intenção de votos: teriam 71,25% e 66,40%, respectivamente, dos votos válidos. Aqui, o entrevistado também é informado de que eles contam com o apoio de Rafael e de Lula.
Joel Rodrigues, com apoio de Bolsonaro, ficaria com 16,01%, e Tiago Junqueira, também com apoio de Bolsonaro, teria 14,88% dos votos válidos.
FICHA TÉCNICA
A pesquisa foi realizada no período de 5 a 9 de setembro de 2025, por encomenda do Grupo Meio Norte de Comunicação. O Amostragem ouviu 1.137 pessoas maiores de 16 anos em 49 municípios piauienses dos 12 Territórios de Desenvolvimento do Estado. A amostra foi definida proporcionalmente por cotas de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de até 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos.