SEÇÕES

MEMÓRIA: Deputado invade redação e agride jornalista em Teresina

Um episódio ocorrido há mais de quarenta anos voltou a ganhar atenção ao ser relembrado em documentos históricos da imprensa piauiense.

Curadoria jornalística trará notícias históricas do Piauí. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Projeto Memória, do Portal Meio News, nasce com a missão de abrir as gavetas do tempo e devolver ao público as notícias que marcaram o Piauí. São fatos, personagens, acontecimentos e registros que construíram — e ainda constroem — a identidade do nosso estado. Ao revisitar reportagens históricas, o Memória não apenas resgata o passado: ele ilumina o presente e ajuda a compreender como cada capítulo impactou a vida social, política, cultural e econômica do Piauí.

Nesta curadoria especial de arquivos jornalísticos que será veiculada toda sexta-feira, o leitor reencontra manchetes que comoveram cidades inteiras, momentos decisivos que influenciaram gerações e episódios que hoje suscitam novos olhares. O objetivo é simples e profundo: preservar a memória coletiva e valorizar o jornalismo como testemunha do tempo.

O Memória é um convite à nostalgia, à reflexão e ao conhecimento. Uma ponte entre o que fomos e o que seguimos sendo. Uma forma de manter vivas as histórias que não podem — e não devem — ser esquecidas.

Edição de dezembro de 1984 do extinto O Estado traz a notícia (Foto: Jornal O Estado/Arquivo Público/Francy Teixeira)

O ATAQUE À IMPRENSA

Um episódio ocorrido há mais de quarenta anos voltou a ganhar atenção ao ser relembrado em documentos históricos da imprensa piauiense. Na edição de 06 de dezembro de 1984, o extinto jornal O Estado noticiou que o então deputado Paulo Barbosa Santos Rocha (MDB) entrou à força na redação do Jornal da Manhã, no dia 5 de dezembro, acompanhado de dois homens armados, e teria agredido o jornalista Francisco Pires de Sabóia.

ADVERTÊNCIA IGNORADA

O material jornalístico da época registrava ainda que, por volta do meio-dia do dia da agressão, Pires de Sabóia havia deixado o Palácio de Karnak quando encontrou o deputado Tomaz Teixeira, que o alertou sobre a necessidade de reforçar a segurança da redação. Segundo a publicação, a recomendação não teria sido acatada pelo profissional, que retornou à rotina normalmente.

AGRESSÃO SEM REAÇÃO

O documento histórico mostra que, no momento do ataque, o jornalista permaneceu imóvel. A narrativa da época aponta que o parlamentar, ao adentrar a sede do jornal, teria disparado a frase: "Pode procurar teu sindicato e o governador". Logo após a ameaça, o deputado deixou o local ao lado dos dois homens que o acompanhavam.

REPERCUSSÃO ENTRE A CATEGORIA

A agressão provocou reação imediata do movimento sindical. Em defesa de Pires de Sabóia, o Sindicato dos Jornalistas divulgou uma nota de desagravo, repudiando o ato e reforçando a gravidade de um ataque direto à liberdade de imprensa.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também