O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou neste sábado (8) a relevância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um pronunciamento voltado aos estudantes. Ele destacou a prova como "a oportunidade de transformar a vida pela educação" e convocou os jovens a comparecerem ao exame.
Segundo o ministro, o Enem tem contribuído para mudar o perfil do ensino superior no Brasil, em conjunto com outras políticas de educação.
"O Enem anda de mãos dadas com o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), políticas públicas criadas pelo presidente Lula, junto com a Lei de Cotas e assistência estudantil. Essas políticas mudaram o perfil do ensino superior e deram às universidades a cara da nossa gente."
Todos esses programas utilizam a nota do Enem como critério para facilitar o acesso à graduação. O SiSU é o principal sistema de seleção para universidades e institutos federais; o ProUni oferece bolsas integrais ou parciais em instituições privadas; e o Fies concede financiamento a estudantes de instituições particulares.
O ministro também destacou o programa Pé-de-Meia, que concede incentivo financeiro a estudantes do ensino médio público que frequentam regularmente as aulas e passam de ano. Além disso, alunos do último ano escolar que comparecerem aos dois dias de prova do Enem podem receber uma parcela extra de R$ 200 do programa.
"O Governo do Brasil investe como nunca antes na educação, da creche à pós-graduação, e o Enem é uma das principais portas nesse caminho de oportunidades para os jovens deste país", afirmou Santana. Por fim, ele convocou os estudantes a participarem do exame nos domingos de 9 e 16 de novembro.