Ministro diz que Milei 'ofendeu' Lula de 'forma gratuita' e cobra desculpas

Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência, foi questionado se Lula telefonará para Javier Milei.

Avalie a matéria:
Ministro diz que Milei 'ofendeu' Lula de 'forma gratuita' e cobra desculpas | Reprodução

Nesta segunda-feira (20), Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, declarou que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, proferiu insultos gratuitos contra Lula (PT). Ele cobrou um pedido de desculpas por parte do argentino como pré-requisito para o estabelecimento de uma relação entre os dois líderes.

Pimenta fez essa declaração no Palácio do Planalto quando questionado se Lula entraria em contato com Milei para parabenizá-lo pela vitória no segundo turno da eleição presidencial no país vizinho no último domingo (19). Ao longo da campanha, Milei rotulou Lula de "comunista" e "corrupto" durante uma participação em um programa de televisão.

"Eu não ligaria. Só depois que ele me ligasse para me pedir desculpa. Ofendeu de forma gratuita o presidente Lula, cabe a ele, num gesto como presidente eleito, ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso, eu pensaria na possibilidade de conversar", afirmou Pimenta.

Milei derrotou na disputa presidencial o ministro da Economia argentino Sergio Massa, que era apoiado pelo atual presidente do país Alberto Fernández, um aliado de Lula.

O petista evitou declarar apoio a um candidato no pleito argentino. Entretanto, integrantes do governo brasileiro e do PT eram favoráveis à candidatura de centro-esquerda de Massa. Na noite deste domingo, Lula parabenizou o povo e as instituições argentinos pela conclusão do processo eleitoral, porém não citou Milei no texto publicado em uma rede social.

"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada", disse Lula, que é defensor de uma integração maior entre Brasil e Argentina.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES