O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou o superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) do Piauí, Marcus Vinicius Monteiro Barbosa. A decisão do líder da pasta foi publicada na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira, 28 de fevereiro.
Marcus Monteiro ficou no comando do instituto no Estado por mais de dois anos, já que foi nomeado em agosto de 2016, ainda durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).
A medida não se restringe ao superintendente do órgão no Piauí, haja vista que outros 20 foram exonerados por Salles. A maioria dos entes, contavam com salários de R$ 10,3 mil. Além do Piauí, as exonerações abarcam Estados como Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia. Ceará e Maranhão.
A maior parte dos cargos federais em solo piauiense ainda está vaga, ou seja, os líderes não foram indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).
A exoneração foi assinada pelo secretário executivo do Ministério da Justiça Washington Leonardo Guanaes Bonini.Neste sentido, também já havia sido exonerado no início deste mês o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí, Welendal Leal Tenório.