SEÇÕES

Ministro dos Transportes entrega ponte sobre o Rio Parnaíba e anuncia novos investimentos

Nova ponte sobre o Rio Parnaíba facilita o transporte de grãos no Matopiba, impulsionando o agronegócio e beneficiando milhares de moradores.

Ministro dos Transportes entrega ponte sobre o Rio Parnaíba e anuncia novos investimentos | Foto: Marcio Ferreira/MT
Siga-nos no

Fundamental para o transporte de grãos no Sul do Piauí e no Maranhão, a BR-330 ganhou um reforço estratégico nesta sexta-feira (5) com a entrega da ponte sobre o Rio Parnaíba, inaugurada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

“Hoje entregamos essa ponte novinha que substitui a travessia por balsa. A obra integra duas regiões que estão entre as que mais crescem em produção agrícola no Brasil. Isso permite a integração de maquinário, o compartilhamento de insumos e facilita a locomoção das pessoas que vivem por aqui”, afirmou o ministro.

A ponte recebeu R$ 36 milhões em investimentos do Novo PAC e conecta Ribeiro Gonçalves (PI) a Tasso Fragoso (MA), beneficiando diretamente cerca de 15 mil moradores. Para a população, o impacto é imediato:
“Antes era preciso pegar a balsa, mas agora a ponte não só ajuda nossas cidades, como interliga vários municípios”, comemorou o pedreiro Marcelo Gomes, morador de Tasso Fragoso.

Antes da obra, a travessia era limitada a dois veículos por vez, com filas longas na safra e custo adicional de cerca de R$ 250 por frete.

Presente ao evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou a relevância da obra: “Essa ponte é fundamental para a região do Matopiba e foi esperada por muitos anos. O ministro Renan Filho tem trabalhado com dedicação pelo Piauí”.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também ressaltou o impacto econômico: “Uma ponte que vai escoar a produção do Piauí, levando para o Maranhão e depois à China. Isso aqui é fator de desenvolvimento”.


Impacto no agronegócio

A entrega integra o conjunto de obras para fortalecer a competitividade do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), um dos maiores polos agrícolas do país.

  • Nos últimos 10 anos, a produção de grãos na região cresceu 93%.

  • Até 2033, a expectativa é alcançar 48 milhões de toneladas.

  • Hoje, o Matopiba responde por cerca de 12% da produção nacional, com destaque para soja, milho e algodão.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também