O ministro dos Esportes, André Fufuca (PP-MA), foi afastado nesta quarta-feira (8) do partido Progressistas. A decisão foi comunicada dois dias após o ministro declarar estar "ao lado" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O partido pressionava para que Fufuca deixasse o cargo no governo. O Progressistas fez o anúncio por meio de nota pública.
"Diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido", afirma o comunicado.
A nota afirma que a Direção Nacional do Progressistas realizará intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado.
"O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática", concluiu o comunicado.
"EU ESTOU COM LULA", DISSE FUFUCA EM EVENTO
Nesta segunda-feira (6), Fufuca participou de evento ao lado do presidente Lula, apesar do ultimato do partido para deixar o governo, afirmando: "Eu estou com Lula". No início de setembro, a federação União Brasil / PP determinou que filiados deveriam deixar cargos no governo, como parte da estratégia para a eleição de 2026.
O comunicado avisava que, em caso de descumprimento, haverá afastamento imediato e punições disciplinares previstas no Estatuto.