CNJ: Joaquim Barbosa classifica TJ do Piauí como “deplorável”

Piauí fica em último no cumprimento da Meta 18.

Avalie a matéria:
Joaquim Barbosa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) está em último lugar no levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o cumprimento da Meta 18 do Poder Judiciário, que prevê o julgamento até o fim do ano de todos os 121.850 processos relacionados à improbidade administrativa e aos crimes contra a administração pública distribuídos até 2011. Até o último dia 24 de junho, apenas 4,81% desses processo foram jugados pelo TJ-PI. A posição incômoda causou uma reação imediata do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, que classificou como ?deplorável? o desempenho dos tribunais do Piauí e da Bahia, esse último tendo cumprido apenas 7,16% da meta do CNJ.

No Piauí, a meta era julgar 440 processos de improbidade administrativa, foram julgados 16 em 2012 e apenas um em 2013, restando 423 processos pendentes. 38 ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública entraram na Meta 18. No ano passado apenas três foram somadas, e neste ano outras três, restando 32 à espera de uma decisão do TJ-Pi.

Os números serão analisados pelo CNJ e, se for verificada negligência dos tribunais no cumprimento da meta, eles poderão responder a processo disciplinar junto à Corregedoria Nacional de Justiça. De acordo com Joaquim Barbosa, também estão fora do padrão os índices de cumprimento da Meta 18 registrados em São Paulo (18,66%) e Amazonas (20,78%). Na Justiça Federal, os piores desempenhos são os dos TRFs da 3ª e da 1ª Região, com 30% e 34,29% do total de processos julgados.

?O Conselho Nacional de Justiça não será conivente com essa indiferença?, afirmou o ministro Joaquim Barbosa. Ele oficiará os presidentes dos tribunais para que informem ao CNJ o andamento dos processos relativos à Meta 18: quais estão conclusos e o que está sendo feito para que todos sejam julgados até o fim deste ano.

Para agilizar os julgamentos, a corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, determinou ao desembargador Sebastião Ribeiro Martins que visite a partir do dia 15 de julho os municípios do sul do Piauí para averiguar in loco a situação dos processos de improbidade administrativa em 12 comarcas: Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Monte Alegre, Morro Cabeça do Tempo, Curimatá, Avelino Lopes, Júlio Borges, Parnaguá, Sebastião Barros, Corrente, Cristalândia do Piauí, São Gonçalo do Gurgueia e Barreira do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES