SEÇÕES

Moraes ameaça mandar prender Aldo Rebelo por desacato em depoimento

Rebelo foi ouvido como testemunha de defesa do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha. Ele foi questionado se Garnier teria colocado tropas da Marinha à disposição do então presidente da República

Moraes ameaça mandar prender Aldo Rebelo por desacato em depoimento | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo
Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protagonizou um momento tenso nesta sexta-feira (23) ao repreender o ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo durante depoimento na ação que investiga uma tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

Rebelo foi ouvido como testemunha de defesa do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha. Ele foi questionado se Garnier teria colocado tropas da Marinha à disposição do então presidente da República, o que poderia caracterizar alinhamento com uma articulação golpista.

Em sua resposta, Rebelo relativizou a interpretação da frase “à disposição”, alegando tratar-se de uma “força de expressão” da língua portuguesa. “Quando alguém diz que 'estou frito' não significa que está dentro de uma frigideira”, afirmou, sugerindo que a expressão não deveria ser interpretada literalmente.

A argumentação irritou o ministro Moraes, que interrompeu o depoimento:
“O senhor estava na reunião quando o almirante Garnier disse a expressão? Então o senhor não tem condição de avaliar a língua portuguesa naquele momento. Atenha-se aos fatos”, afirmou.

Rebelo reagiu:
“Em primeiro lugar, a minha apreciação da língua portuguesa é minha e eu não admito censura.”

Moraes então advertiu:
“Se o senhor não se comportar, será preso por desacato.”

Ao que Rebelo respondeu:
“Estou me comportando.”

“Então se comporte e responda à pergunta,” concluiu o ministro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também