Moraes determina volta imediata de Ibaneis Rocha ao governo do DF

O afastamento havia sido determinado pelo próprio Moraes, em janeiro. O ministro entendeu que Ibaneis deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF no dia 8 daquele mês.

Avalie a matéria:
Moraes determina volta imediata de Ibaneis Rocha ao governo do DF | Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou nesta quarta-feira (15) o afastamento do governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal. Com isso, de acordo com a decisão, Ibaneis volta a exercer imediatamente o mandato.

O afastamento havia sido determinado pelo próprio Moraes, em janeiro. O ministro entendeu que Ibaneis deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF no dia 8 daquele mês, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República. Inicialmente, o afastamento valeria por 90 dias.

Moraes determina volta imediata de Ibaneis Rocha ao governo do DF | Foto: Marcelo Ferreira/CB"Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal", escreveu Moraes.

De acordo com o ministro, as investigações sobre supostas omissões na segurança pública do DF continuam. E Ibaneis poderá voltar a ser afastado, se for necessário.

Leia Mais

"Observe-se, ainda, que o presente inquérito seguirá seu curso regular, com a realização das diligências necessárias pela Polícia Federal para a conclusão do feito e envio à Procuradoria Geral da República e [...] a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem", completou o ministro.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse que ela e Ibaneis Rocha (MDB) estão juntos “e mais forte ainda”, após a decisão. 

“Hoje, o ministro Alexandre de Moraes autorizou o retorno do nosso governador Ibaneis imediatamente ao Governo do Distrito Federal. Foram dias difíceis aqui, mas toda equipe unida aguardando o retorno do nosso governador. E nós queremos comunicar a grande vitória a todos vocês que votaram nesse projeto Ibaneis-Celina. Estamos juntos, mais fortes ainda e unidos para dar resposta de todas as áreas que a população do DF tanto demanda”, afirmou Celina, em vídeo gravado logo após a divulgação da decisão de Moraes.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES