Municípios do Piauí dependem em até 76% da administração pública

É o que indica levantamento da Confederação Nacional dos Municípios

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dos dez pequenos municípios brasileiros com forte dependência da administração pública na economia, cinco estão concentrados no Piauí. É o que indica levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, divulgado na quinta-feira, 20 de dezembro.

Neste sentido, as cidades piauienses com menor Produto Interno Bruto (PIB) por preços correntes chegam a depender em até 76% da administração pública para manter a economia ativa. É o caso por exemplo, onde 75,8% do valor adicionado ao PIB advém da administração pública. Também estão incluídos na lista cidades como Olho D’Água do Piauí, São Luís do Piauí, Aroeiras do Itaim e Miguel Leão.

O estudo sintetiza que que 2.725 dos 5.570 Municípios tiveram como principal atividade econômica a Administração Pública em 2016. Isso representa 48,9% das prefeituras do país.

De acordo com os dados catalogados pela Confederação, o cálculo do PIB dos Municípios se baseia na distribuição do valor adicionado bruto a preços básicos, em valores correntes das atividades econômicas, obtido pelo Sistema de Contas Regionais do Brasil (SCR). Desses 2.725 Municípios, a CNM identificou que 96% são de pequeno porte; 3% de médio e 1% de grande porte. No Nordeste, mais da metade dos Municípios encontravam-se dependentes da administração pública. Depois do Nordeste, aparecem, com números bem menos expressivos, respectivamente, o Norte, o Sudeste, o Centro-Oeste e o Sul.

A tipologia rural-urbana do IBGE em 2017 classificou os Municípios a partir de três critérios básicos – urbanos, rurais ou intermediários, levando em conta a densidade demográfica, a localização em relação aos principais centros urbanos e o tamanho da população. Essa tipologia se desdobra em quatro categorias: Intermediário Adjacente, Intermediário Remoto, Rural Adjacente, Rural Remoto e Urbano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES