SEÇÕES

Não há necessidade de existir o G7, diz presidente Lula ao chegar à cúpula no Canadá

Presidente disse que vai às reuniões do grupo para não dizer que “recusa a festa dos ricos” e comentou a defesa de Trump pelo retorno de Putin ao grupo

Não há necessidade de existir o G7, diz Lula ao chegar à cúpula no Canadá | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na segunda-feira (16), ao desembarcar em Calgary, no Canadá, que o G7 não precisaria mais existir. A declaração foi dada antes da cúpula que reúne os líderes das principais potências globais. Ao ser questionado sobre a defesa de Donald Trump pelo retorno de Vladimir Putin ao grupo, Lula respondeu que o G20 é, atualmente, mais representativo. 

Putin participava do G8. Acho que o G7, no fundo, no fundo, não há nem necessidade de existir o G7. O G20 é mais representante, disse ao chegar ao hotel para participar da cúpula de líderes.  

O G20 eu acho que tem mais importância, tem mais densidade humana, tem mais densidade econômica, adicionou.

O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A Rússia foi suspensa do grupo em março de 2014, após a anexação da Crimeia.

"[O G7] existe desde 1975, desde a Crise do Petróleo. São os primos ricos que se reúnem. Eles não querem parar de se reunir, mas eles estão no G20", pontuou Lula.

Apesar de afirmar que o G7 não precisaria existir, o presidente Lula destacou que tem comparecido com frequência às reuniões do grupo. Ele já recebeu nove convites para participar das cúpulas.

NÃO FALOU SOBRE IOF

Lula evitou comentar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ao ser questionado por jornalistas. Mesmo após ser perguntado mais de uma vez, o presidente preferiu não se pronunciar sobre a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do regime de urgência para o projeto que revoga o novo decreto do governo sobre a elevação do tributo.  

Tópicos
Carregue mais
Veja Também