A deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) e o advogado Breno Macedo anunciaram, na manhã deste sábado (20), o nascimento da primeira filha do casal. A menina, que se chama Bella, nasceu às 7h48, pesando 4,920 kg e medindo 52 centímetros.
Nas redes sociais, eles compartilharam registros feitos na maternidade Santa Fé. Bárbara do Firmino é filha de Lucy Soares, ex-deputada estadual e atual vereadora de Teresina, e do ex-prefeito da capital piauiense Firmino Filho, que faleceu em 2021.
LICENÇA-MATERNIDADE histórica
O nascimento ocorre em um contexto histórico para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em setembro deste ano, o plenário aprovou um projeto da Mesa Diretora que instituiu oficialmente as licenças maternidade e paternidade para parlamentares, algo que até então não estava previsto no regimento interno da Casa.
Com a nova regra, deputadas têm direito a até 120 dias de licença-maternidade, enquanto os deputados podem se afastar por cinco dias corridos em caso de paternidade. A resolução também contempla parlamentares que adotarem ou obtiverem guarda judicial de crianças, independentemente da idade.
Bárbara do Firmino é a primeira deputada estadual do Piauí a usufruir da licença-maternidade prevista no regimento interno da Alepi. Segundo o secretário-geral da Mesa Diretora, Luciano Nunes, embora o direito já fosse assegurado por decisões judiciais, a atualização do regimento era necessária para garantir segurança jurídica e organizar o funcionamento do Legislativo.
Ao longo de seus 190 anos de história, a Assembleia Legislativa do Piauí contou com apenas 17 deputadas e nunca havia registrado um pedido formal de licença-maternidade. A mudança aproxima a Alepi de outras casas legislativas do país, como as assembleias do Amazonas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco, que já possuem normas semelhantes.