Novos cursos de Medicina podem ser abertos no Brasil a partir de quarta (5)

A decisão foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que afirmou que a criação de novas vagas terá foco a partir do Programa Mais Médicos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima quarta-feira (5), deixará de valer a proibição de abertura de novos cursos de medicina no Brasil, estabelecida durante a gestão de Michel Temer em 2018. A decisão foi anunciada pelo  ministro da Educação, Camilo Santana (PT), em entrevista ao portal G1, que afirmou que a criação de novas vagas terá foco a partir do Programa Mais Médicos, visando suprir as carências de médicos em regiões necessitadas.

De acordo com registros do Ministério da Educação (MEC), durante a vigência da moratória, de 2014 a 2018, foram criadas 12 mil vagas em cursos de medicina. A revogação da proibição foi sinalizada pelo ministério em razão de decisões judiciais que permitiram o aumento no número de vagas de novos cursos de medicina durante a moratória.

Leia Mais

Decisão foi anunciada pelo ministro Camila Santana (Foto: Marcelo Camargo)

A abertura de novas vagas em cursos de medicina é um assunto controverso no país. Alguns argumentam que a expansão da oferta de cursos de medicina poderia melhorar a distribuição de médicos em áreas remotas e carentes, enquanto outros alertam para a necessidade de garantir a qualidade da formação dos novos profissionais de saúde. Agora, com a revogação da proibição, é provável que haja um aumento na criação de novas vagas em cursos de medicina, mas é importante garantir que a formação dos futuros médicos seja de alta qualidade e voltada para as necessidades da população brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES