Oito deputados devem sair candidatos nas eleições no Piauí

Já são pelo menos oito os deputados que pretendem colocar o nome na disputa municipal no Piauí.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


A possibilidade de trocar o mandato de deputado estadual ou federal pelo de prefeito tem sido atrativo para uma quantidade significativa de parlamentares que, há alguns anos, faziam o caminho oposto, geralmente saindo do comando do Executivo municipal para prosseguir a carreira no Legislativo estadual ou federal.

Com o objetivo de renovar as prefeituras municipais e as lideranças locais, ou apenas de ser candidato a prefeito para se tornar mais conhecido e alçar voos mais altos no futuro, já são pelo menos oito os deputados que pretendem colocar o nome na disputa municipal no Piauí.

Já anunciaram a intenção de se candidatarem às eleições municipais os deputados estaduais Belê Medeiros (PSB) e Kléber Eulálio (PMDB), em Picos, e o deputado federal Átila Lira (PSB), em Teresina. Já o deputado estadual Cícero Magalhães (PT) é cotado como possível vice de Elmano Férrer na disputa pela Prefeitura de Teresina.

Caso o PT tenha candidato próprio no pleito deste ano na capital, a deputada estadual Rejane Dias será o nome a encabeçar a candidatura do partido. O deputado estadual Themístocles Sampaio (PMDB) já demonstrou a intenção de concorrer à Prefeitura de Esperantina, enquanto o deputado Odival Andrade (PSB) poderá ser candidato a prefeito em Piripiri.

O deputado estadual Firmino Filho deve concorrer à Prefeitura de Teresina pelo PSDB. Na última semana, a disputa pela Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia Legislativa trouxe à tona reflexos dos conflitos municipais.

O deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) perdeu para Kléber Eulálio (PMDB), líder do Governo, a presidência da CCJ, considerada a Comissão mais importante da casa por ser a porta de entrada para a aprovação da maioria dos projetos que tramitam na Alepi.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Ismar Marques (PSB), negou que a disputa pela CCJ seja um reflexo do antagonismo entre PMDB e PSB nas eleições municipais deste ano.

?Estamos fazendo tudo que é possível para que problemas externos não influenciem na Alepi. Isso é difícil, porque muitos deputados vão ser candidatos a prefeito, mas a política estadual é diferente da municipal?, comparou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES