SEÇÕES

Oito governadores desembarcam no Piauí para anúncio de investimentos

Além dos projetos com recursos de bancos públicos e Governo Federal, uma parceria com a gigante chinesa Huawei para um Centro de IA será formalizada.

Consórcio Nordeste fará assembleia geral no Piauí e anunciará uma série de projetos. | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Siga-nos no

Teresina (PI) receberá, na próxima segunda-feira (1º), líderes de oito estados do Nordeste para a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. A reunião terá como foco a formalização de novas parcerias institucionais e o anúncio de investimentos estimados em R$ 127,8 bilhões em projetos com bancos e o Governo Federal. A única ausência confirmada é a do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD).


CHEFES DE EXECUTIVO PRESENTES

O encontro será conduzido pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), atual presidente do Consórcio Nordeste. Também participarão Carlos Brandão (PDT), do Maranhão; Elmano de Freitas (PT), do Ceará; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; João Azevedo (PSB), da Paraíba; Raquel Lyra (PSD), de Pernambuco; Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia; e Paulo Dantas (MDB), de Alagoas.


DIVULGAÇÃO DE PROJETOS

A assembleia ocorrerá em um hotel situado na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Sul da capital piauiense. No local, haverá a apresentação dos projetos contemplados pela Chamada Nordeste, iniciativa voltada ao financiamento de propostas industriais consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional.


BANCOS E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

Após o processo de seleção, representantes do BNDES, Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil, Caixa, Finep, Sudene e do próprio Consórcio Nordeste irão detalhar os empreendimentos habilitados a receber recursos. Os projetos, segundo o cronograma, serão expostos ao público presente durante o encontro.

parceria com a huawei é para centro de ia 

Outro ponto de destaque será o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), fruto de uma colaboração entre o Consórcio Nordeste, a Dataprev e a empresa chinesa Huawei.

O plano prevê a criação de uma estrutura tecnológica robusta dedicada ao avanço da inteligência artificial na região, além da formação de profissionais especializados, desenvolvimento de modelos aplicados aos desafios locais, intercâmbio tecnológico Brasil–China e estímulo ao ambiente de inovação — com impacto direto na atração de novos investimentos e no fortalecimento do crescimento socioeconômico do Nordeste.  


Tópicos
Carregue mais
Veja Também