Onze políticos do Piauí respondem processos, diz Transparência Brasil

Na relação consta nomes de deputados federais, estaduais, senadores e vereadores

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento feito pelo Portal Transparência Brasil divulga os nomes dos políticos brasileiros que respondem por processos na Justiça e nos Tribunais de Contas, seja Estadual ou da União. Na lista, consta o nome de onze parlamentares piauienses, entre deputados federais, estaduais, senadores e vereadores de Teresina.

A relação de processos variam desde crimes contra a administração pública, recebimento indevido por acúmulo de cargos, peculato, fraudes em licitações e contratos, improbidade administrativa. Liderando em número de processos, está o tucano Roncali Paulo, com quatro ações em tramitação. As ações são referentes a crime de peculato, com a utilização de cargo público para obter vantagens, em uma ação movida pelo Ministério Público, crimes da Lei de Licitações e Contratos, improbidade administrativa tanto no Tribunal Regional Federal (TRF), quanto no Tribunal de Contas da União, por irregularidades nas obras da Barragem de Castelo, quando o mesmo exercia o cargo de secretário Estadual de Obras e Serviços Públicos.

Entre os deputados estaduais somam-se a lista os piauienses Edson Ferreira (DEM), Moraes Sousa Filho (PMDB) e Ubirací Carvalho (PDT). Na relação dos parlamentares federais piauienses, aparecem os nomes do Democrata José Maia Filho (o Mainha), além de Ciro Nogueira (PP) e Nazareno Fonteles (PT). Os vereadores José Ferreira (PSDB) e Renato Berger (PSDB) também integram a lista, acusados de abuso de poder economico e captação ilícita de sufrágio, com processos tramitando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Berger por dívida de imposto de renda, com processo tramitando em primeira instância do Tribunal Regional Federal.

Os senadores Mão Santa (PSC) e o pré-candidato petebista ao Governo do Estado do Estado, senador João Vicente Claudino (PTB) também integram a lista do Transparência Brasil. O primeiro respondendo a dois inquéritos de peculato e o segundo responde a um processo referente a compra de votos. (M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES