Durante a nova fase da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (13), o ex-ministro da Previdência, José Carlos Oliveira, foi dado como um dos alvos da investigação. Também conhecido como Ahmed Mohamed, Oliveira comandou a pasta durante o governo de Jair Bolsonaro.
Segundo informações do Metrópoles, José Carlos Oliveira é alvo de um mandado judicial que determina a instalação de tornozeleira eletrônica, como medida de monitoramento. A decisão faz parte de um conjunto de medidas cautelares que também incluem buscas e apreensões em endereços ligados ao ex-ministro.
Também é alvo da operação, o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto, que foi preso na manhã de hoje, e o deputrado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), alvo de buscas.
Entenda
O esquema consistia em cobrar mensalidades irregulares, descontadas diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem autorização das vítimas, após simular que os alvos dos golpes haviam se tornado membros de associações de aposentados.
Ao todo, 11 entidades foram alvos de medidas judiciais, e os contratos com aposentados e pensionistas foram suspensos.
Na nova fase da operação, as forças de segurança cumpriram mandados de busca e apreensão em 14 estados, sendo eles: Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.