Orçamento de Teresina tem alta de 14,83% e chegará a R$ 4,5 bilhões em 2023

Projeto está em tramitação e será discutido ainda em audiência pública.

Avalie a matéria:
Vereador Alan Brandão | Lucrécio Arrais

O vereador Alan Brandão (PDT), relator do orçamento na Câmara Municipal de Teresina, afirmou nesta terça-feira, 18, que o tema é muito importante para toda população e no momento está na fase inicial de tramitação na Comissão. “Fui designado relator, vamos ouvir responsáveis técnicos, audiências públicas com a Secretaria Municipal de Planejamento para explicações sobre a aplicação, os motivos que levaram a destinação, as dotações orçamentárias”, disse.

Alan Brandão ressaltou que recebeu há uma semana o Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2023 no valor de  R$ 4,5 bilhões. “Tivemos um aumento equivalente a 14,83% em relação ao valor estimado para o ano de 2022”, explica, destacando que trata-se de um valor significativo para que a gestão possa trabalhar de forma bem abrangente.

Vereador Alan Brandão é relator do orçamento na Câmara (Lucrécio Arrais)

O vereador explicou que a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) terá um orçamento maior por vários motivos. Em 2022, segundo o relator, a empresa acumulou  grandes atribuições para serem executadas em 2022 e 2023, a exemplo da iluminação pública, asfaltamento, transporte público, regularização fundiária. Temos várias demandas para Eturb”, garante o vereador.

“Nós, como relator e toda comissão de Finanças e Orçamento estamos analisando o projeto para saber se faremos adequações necessárias ou não. Teremos atenção e cuidado com orçamento”, disse, afirmando que o repasse para o Legislativo está pacificado.

Alan Brandão disse que o orçamento deve ser bem trabalhado e priorizar áreas essenciais como educação e a saúde. Inclusive, ele defende um aumento para o orçamento. “Além da educação e saúde, não podemos deixar de trabalhar transporte público e mobilidade urbana. São quatro eixos importantes para cidade”, afirmou.

Sobre o transporte público, o vereador diz que o Executivo pode e deve resolver o problema, haverá orçamento para o órgão responsável, pois não pode continuar como está. “Quem sofre com isso são os comerciantes, pois as pessoas deixam de se locomover e há toda cadeia prejudicada pelo problema do transporte público”, argumenta.

Vereador Alan Brandão no Programa Banca de Sapateiro (Lucrédio  Arrais)

Política

O vereador disse que na eleição para segundo turno, a executiva nacional resolveu apoiar o ex-presidente Lula. “Estamos empenhados na campanha do presidente Lula”, disse.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES