O empresário e ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por colocar em risco a vida e a saúde de mais de 30 pessoas durante uma expedição ao Pico dos Marins, no interior do estado, em janeiro de 2022.
A denúncia foi feita pela promotora Renata Galhardo Cheuen Zaros, da comarca de Piquete (SP), cidade onde está localizada a montanha, considerada uma das mais altas do estado de São Paulo.
Subida fora da época recomendada
Nos dias 4 e 5 de janeiro de 2022, Marçal esteve no Pico dos Marins acompanhado de cerca de 60 pessoas, em uma época do ano não recomendada para a subida. A montanha é popular entre os praticantes de trekking e montanhismo, sendo conhecida por suas paisagens deslumbrantes, mas também por apresentar condições climáticas adversas.
Durante o inverno, as temperaturas podem ser extremamente baixas, enquanto o verão é marcado por chuvas fortes, o que torna a subida arriscada, especialmente no início do ano.
A promotora apontou que Marçal escolheu propositadamente o período contraindicado para a atividade, desconsiderando as condições climáticas adversas e as regras de segurança para essa prática. Ela destacou que a decisão de realizar a expedição fora da temporada adequada coloca em risco a segurança dos participantes da atividade.