SEÇÕES

'País vai ter pela 1ª vez um presidente eleito 4 vezes', diz Lula sobre reeleição

Presidente negou que exista 'guerra' entre governo e Congresso, e afirmou ser muito grato à relação que tem com o Legislativo.

'País vai ter pela 1ª vez um presidente eleito 4 vezes', diz Lula sobre reeleição | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4) que pretende concorrer às eleições de 2026, destacando que o Brasil poderá ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes. Lula também negou qualquer conflito entre o governo e o Congresso, ressaltando sua gratidão pela relação com o Legislativo e afirmando que divergências são resolvidas por meio do diálogo.

"Deixa eu falar uma coisa para o Congresso, porque parece que tem uma guerra entre o governo e o Congresso. Eu sou muito agradecido à relação que eu tenho com o Congresso Nacional. Até agora, nesses dois anos e meio, o Congresso aprovou 99% das coisas que nós mandamos ao Congresso", afirmou.

Segundo o presidente, as discordâncias são positivas, pois estimulam o diálogo entre os poderes — posicionamento semelhante ao do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao tratar do tema. 

"Eu sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência é bom. Sabe por quê? Porque a gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra, nós vamos resolver isso em uma mesa de negociação", prosseguiu.

A declaração do presidente veio pouco após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspender tanto os decretos do governo quanto a decisão do Congresso que os havia derrubado, todos relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). 

Candidatura em 2026

O presidente aproveitou a ocasião para reforçar que pretende entrar na disputa eleitoral para se concorrer à presidência do Brasil no ano que vem. 

"Eles não sabem o que eu estou pensando. Então, se preparem porque, se tudo estiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes", emendou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos